O Instituto Sarasá de Arte, Cultura e Cidadania inicia um momento histórico em sua trajetória. A família Junqueira de Andrade realizou a doação de uma edificação de valor histórico e memorialístico, localizada na capital paulista, para abrigar a futura sede do Instituto. O gesto simboliza o reconhecimento pelo trabalho das gerações Sarasá na preservação do patrimônio cultural, das artes e ofícios, e, sobretudo, na transmissão de saberes, missão que agora se expande para novos formatos de partilha e convivência.
Casa-Instituto Sarasá. Galeria de fotos:
Um espaço vivo no coração da Barra Funda
Em desenvolvimento, o projeto da Casa-Instituto Sarasá nasce como um portal de diálogos, encontros e reflexões sobre as culturas. Situada na Barra Funda – recentemente destacada pelo guia britânico Time Out como um dos bairros mais interessantes do mundo – a nova sede será um ponto pulsante de criação, memória e experimentação.
Biblioteca Carlos A. C. Lemos: um tributo ao conhecimento
Entre os espaços previstos, destaca-se a Biblioteca Carlos A. C. Lemos, homenagem ao mestre e amigo que inspira gerações. O acervo reunirá obras dedicadas à história, à memória, à cidade e à preservação do patrimônio cultural, além de produções e acervo do próprio professor Lemos, que poderão ser visitadas pelo público. Com um acervo inicial estimado em mais de 1.000 volumes, a Biblioteca trará também o material reunido ao longo da trajetória do Estúdio e Instituto Sarasá, ampliado de forma significativa por meio da doação de obras, a exemplo do professor Paulo Del Negro e Bia Blay. Trata-se de um conjunto diverso, composto por livros, publicações técnicas, catálogos, periódicos e materiais de referência, abrangendo diferentes abordagens teóricas, históricas e metodológicas relacionadas ao patrimônio cultural e à cidade, permitindo a democratização do conhecimento, a formação cultural e o fortalecimento das práticas de preservação.
Escolas na Casa-Instituto Sarasá
A Casa-Instituto abrigará diferentes escolas dedicadas ao patrimônio cultural e social:
- Escola de Artes: voltada a múltiplas linguagens, materialidades e imaterialidades, estimulando processos criativos e a expressão do pensamento.
- Escola de Ofícios: dedicada ao saber-fazer tradicional, com práticas como entalhe, pintura artística, vitral, azulejaria, trabalho com barro, entre outras.
- Escola de Projetos: espaço para formação em Projetos Culturais, Projetos de Conservação e Restauro e Zeladoria do Patrimônio, com foco em leitura, diagnóstico e diretrizes de preservação.
Um compromisso com a sociedade
A Casa-Instituto Sarasá nasce como um espaço de abertura ao ato criativo, ao experimento e ao aprendizado coletivo. Reflete o compromisso do Instituto com a relação das pessoas com o patrimônio cultural e com a construção de uma prática sensível, crítica e participativa.
Memória, encontro e futuro
A edificação doada, um legado familiar, também materializa a memória de Gerardo Sarasá, inspiração para o respeito às artes, aos ofícios e ao ser humano. A nova sede será um lugar de encontro entre passado, presente e porvir; um território fértil para compreender materiais e processos; um espaço de invenção, inventário e preservação.
A Casa-Instituto Sarasá nasce para ser vivida. Um organismo de fluxos, encontros e resistências. Uma história aberta, pronta para ser compartilhada.







