No mês de Abril de 2025, o Instituto Sarasá, juntamente com seu parceiro técnico, o Estúdio Sarasá, e a Universidade Federal de Santa Maria, Campus Cacheira do Sul, realizaram importantes processos participativos e educacionais de preservação do patrimônio cultural na cidade, na Casa Casa Augusto Wilhelm. A ação, intitulada “Argamassas Milenares à Cal e Pinturas Parietais: Uma viagem pelos saberes e fazeres tradicionais”, contou com a participação de alunos e voluntários do curso de Arquitetura e Urbanismo, sob a coordenação Profa. Luiza Segabinazzi Pacheco Delongui.

Na oportunidade, foram feitos treinamentos teórico e prático, ao longo de três dias, bem como visitas técnicas a bens culturais. Posteriormente, durante duas semanas, o processo de aprendizado contou com a realização de decapagens, descoberta dos testemunhos, padrão e cores das pinturas artísticas, pintura à base de cal das paredes; estudos dos pigmentos com tinta mineral e desenvolvimento dos tons, fazendo testes e registro do processo; treinamento dos participantes em uma parede externa, para posterior auxílio na reintegração cromática.
As ações na Casa Augusto com a UFSM constituem-se na continuidade de um ciclo de estudos e diálogos com a Universidade e a equipe Sarasá, que ocorre desde 2023.
“Possuímos uma relação estreita com a cidade de Cachoeira do Sul, que nos acolheu muito bem desde a intervenção de conservação e restauro no monumento Château d´Eau, em 2015-2016”, reconhece Toninho Sarasá. Desde o restauro do Château, realizamos oficinas, palestras, pesquisas, consultorias e projetos culturais.